top of page

FORD vs FERRARI

FAAAALAAA GALEEERAAA! Eai, vocês viram o trailer do filme FORD vs FERRARI? Não? então curte ai!!

Gostou do Trailer?

Então ai vai uma breve explicação histórica pra aumentar ainda mais o hype do filme e deixar você tão pilhado quando eu estou para ver esse filme!


Existem poucos carros que conseguem despertar tanto a atração dos viciados em carros quanto o Ford GT 40. Pode se dizer que o Ford GT 40 é o melhor carro norte americano de corrida, e tudo por causa de um homem, Enzo Ferrari.


O Ford GT 40 foi criado, pois em 1963 a Ford quis comprar a Ferrari, e o senhor Ferrari foi bastante receptivo a oferta. Tanto que o pessoal da Ford foi até a fabrica da Ferrari e chegaram a fazer o inventario de todo o material da fabrica e os estudos constataram que a fábrica era um negócio viável. O passo seguinte foi a visita dos advogados da Ford.

Na primeira semana o preço pedido de US$ 18milhões foi reduzido para US$ 10 milhões, assim, em retaliação, Ferrari começo a fazer exigências, e as negociações se arrastavam em clima pouco amistoso, até que no dia 21 de maio de 1963 Enzo Ferrari deu um fim a negociação. Quando Henry Ford fico sabendo do fim da negociação foi declarado guerra a Ferrari.

O programa GT 40 consumiu 2 anos de projeto e estranhamente o maior carro de corrida norte americano, não foi concebido nos EUA, chamado de GT 40 pelo fato da borda do para brisas estar a 40 polegadas do solo como mandava o regulamento. Este Ícone foi construído no Centro de Veículos Avançados da Ford em Blighty (Inglaterra), e operado pela equipe americana Shelby-American (os mesmos que criaram o lendário Shelby Cobra e o Shelby GT-500). Pragmático, Henry Ford decidiu que um carro americano iria ser pilotado por pilotos americanos. Os pilotos escolhidos foram Bruce Maclaren e Chris Amon.

Montado sob um chassis de alumínio, tipo colmeia, o material foi soldado e moldado em fornos da industria aeronáutica, resultando no chassis mais avançado e leve do mundo.


Já escolha do motor foi bem ao estilo norte americano, quanto maior melhor o motor escolhido foi um Ford 427 V8 de carburação dupla, enquanto a Ferrari se preocupava com motores pequenos, bonitos de alto desempenho e de giros altos. A Ford V8 tomo o caminho completamente oposto, usando Motores americanos grandes e pesados e que rendiam a mesma potencia que os motores Ferrari, mas com um desgaste muito menor numa corrida em que o tempo de prova é de 24 horas isso é levado muito em conta.


O fato que essa escolha deu certo o que levou os Ford Gt40 no ano de 1966 a vitória nas 24 Horas de Le Mans, e ganharam de novo em 1967, 1968, 1969. A vingaca de Henry Ford estava completa.

Texto por: Bruno Miranda - Eng. Automotivo.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page